terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EXERCÍCIOS: TAXONOMIA (CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS)

Exercícios


1) Cite e explique as regras de nomenclatura propostas por Lineu em seu livro Systema Naturae de 1735.

2) Que vantagens essas regras trouxeram para o estudo da biologia?

3) Cite as sete categorias taxonômicas básicas da mais abrangente a menos abrangente.

4) Cite os cinco reinos que usamos para classificar os organismos vivos, diferencie-os (cite tres caracteristica para cada reino) e de um exemplo de cada reino.

5) (UFPB 2008) Alguns estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as características que julgaram comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:

Grupo I - Esponjas e estrelas-do-mar.

Grupo II - Minhocas, piolhos de cobra e centopéias.

Grupo III - Carrapatos, aranhas e escorpiões.

Grupo IV - Caranguejos, siris e camarões.

Grupo V - Moscas, abelhas, besouros e borboletas.

Procure na internet ou no livro texto as características dos diveros filos desse reino, e reagrupe os organismos de acordo com os filos a que cada um pertence. Escreva os critérios que voce usou para reagrupar os animais.


6) (UFSC 2011) As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:



Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

A) As cédulas possuem imagens de duas classes de animais.
B) Todos os animais representados nas cédulas pertencem ao filo dos Cordados.
C) O animal representado na cédula de R$ 100,00 é da mesma classe dos golfinhos.
D) Os animais representados nas cédulas de R$ 1,00, R$ 5,00 e R$ 10,00 possuem características comuns, como a respiração através de brânquias.
E) O animal representado na cédula de R$ 2,00 pertence à classe dos répteis.
F) Os mamíferos são representados nas cédulas de R$ 10,00, R$ 20,00 e 
R$ 50,00.
G) Em termos evolutivos a classe representada pelo animal na cédula de 
R$ 100,00 é a mais antiga de todas as apresentadas nas notas.

Pesquise na internet ou em livros (texto, zoologia etc) as características e registre-as em seu caderno. 

7)



VAMOS ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO PARA DISCUTIRMOS OS CRITÉRIOS LEVADOS EM CONTA NA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA.

TAXONOMIA E A ÁRVORE DA VIDA 



TAXONIMIA 



SELEÇÃO NATURAL E A BORBOLETA CORUJA




Bibliografia


http://youtu.be/76obkqM8OWA  (Visitado em 01/II/2015)


http://www.infoescola.com/biologia/taxonomia/exercicios/ (Visitado em 01/II/2015)

http://www.soexercicios.com.br/pages/public/mostrarSemelhantes.xhtml?base=3223&assuntos=-taxonomia-&vestibular=ENEM (Visitado em 01/II/2015)

0 comentários:

Postar um comentário